Fiz meu primeiro site em 1997 depois que um amigo – Sérgio Nader – sugeriu que eu tivesse um site para divulgar minhas aulas particulares de informática. Fiz o o treinamento.com (não existe mais) e me encantei com o mundo da internet. Já se foram 17 anos e muita água passou embaixo da ponte, porém ainda vejo como as pessoas ainda não sabem exatamente como funcionam o processo de registro de domínios na internet.

O que é um domínio?

O domínio é uma forma de simplificar a maneira de localizar seu site na internet. A estrutura típica de um domínio é esta:

  • WWW – O www é o padrão para o site principal, porém podem ser criados subdomínios.
  • SEUDOMINIO – Segundo nível do domínio
  • COM – Categoria
  • BR – TOP LEVEL DOMAIN (TLD). Historicamente associado ao país. A maior mudança dos últimos anos foi a possibilidade da criação de gTLD (Generic TOP LEVEL DOMAINs).

Categorias de domínios

No Brasil, o órgão oficial que coordena todos os domínios terminados em .BR é o Registro.br e temos diversas categorias de domínios. O .COM.BR é sem dúvida o mais utilizado, porém temos opções como .NET.BR, .MED.BR, etc. Veja todas as categorias.

https://registro.br/dominio/categoria.html

Novos domínios – GENERIC TOP LEVEL DOMAIN – gTLD

Esta foi uma das maiores revoluções na internet nos últimos anos. Basicamente, agora podem ser criadas qualquer final de domínio como por exemplo:

.sexy, .paris, .expert, .education, .ibm, .doctor, .business, .lawyer, .YOGA e muitos outros.

Conheci o Jeff Sass – diretor de Marketing do Get.Club – em um evento no Brasil e este é o domínio mais popular na categoria de novos domínio. A razão é simples, é fácil compreender em qualquer lugar do mundo.

.academy .accountants .actor .agency .airforce .army .associates .attorney .bar .bargains .bayern .beer .berlin .best .bid .bike .bio .blackfriday .blue .boutique .build .builders .buzz .cab .camera .camp .capital .cards .care .careers .cash .catering .center .ceo .cheap .christmas .church .city .claims .click .clinic .clothing .club .codes .coffee .community .company .computer .condos .construction .consulting .contractors .cooking .cool .country .credit .creditcard .cruises .dance .dating .deals .democrat .dental .desi .diamonds .diet .digital .direct .directory .discount .domains .education .email .engineer .engineering .enterprises .equipment .estate .events .exchange .expert .exposed .fail .farm .finance .financial .fish .fishing .fitness .flights .florist .foundation .fund .furniture .futbol .gallery .gift .gifts .glass .global .graphics .gratis .gripe .guide .guitars .guru .haus .healthcare .help .holdings .holiday .horse .host .hosting .house .immobilien .industries .ink .institute .insure .international .investments .jetzt .kaufen .kim .kitchen .kiwi .land .lawyer .lease .life .lighting .limited .limo .link .loans .london .luxury .maison .management .market .marketing .media .menu .moda .mortgage .nagoya .navy .ninja .nyc .okinawa .onl .paris .partners .parts .photo .photography .photos .pics .pictures .pink .place .plumbing .press .productions .properties .property .pub .quebec .recipes .red .reisen .rentals .repair .report .republican .rest .restaurant .reviews .rich .rocks .rodeo .sarl .schule .services .sexy .shiksha .shoes .singles .social .solar .solutions .soy .supplies .supply .support .surf .surgery .systems .tattoo .tax .technology .tienda .tips .today .tokyo .tools .town .toys .trade .training .university .uno .vacations .vegas .ventures .vet .viajes .villas .vision .vodka .voting .voyage .watch .webcam .website .wiki .works .wtf .xyz .yokohama .zone

Selecionei alguns vídeos para facilitar a compreensão.

Os vídeos estão em inglês, mas são bem didáticos. Veja ao menos este que é bem curto.

No início da internet comercial em torno de 1996, houve uma grande corrida para conseguir registrar os melhores domínios. Creio que vamos ver uma nova corrida de domínios, pois milhares de pessoas e empresas irão registrar domínios que tenham um apelo comercial.

Onde registrar novos domínios?

Nem todos provedores oferecem a possibilidade de registros, seguem alguns que pesquisei.

https://www.101domain.com

O CloudAccess é um provedor que tem hospedagem especializada em Joomla! e WordPress. É o provedor que mais uso e também registram novos domínios.
https://ccp.cloudaccess.net/domainchecker.php

A GoDaddy tem uma área muito bem organizada para pesquisa e registro de novos domínios.

https://br.godaddy.com/tlds/gtld.aspx?ci=90236

Oportunidade para investidores gTLD

Grandes empresas como IBM podem ter uma extensão .IBM, porém o investimento para isso é da ordem de centenas de milhares de dólares.

O que está acontecendo agora é que ter um domínio gTLD se tornou um INVESTIMENTO, pois quem detém os direitos de uso poderá criar um mercado em torno do domínio e ter um lucro recorrente, pois dificilmente as pessoas mudam seus nomes de domínios.

O órgão oficial que regulariza a criação de novos gTLD no mundo é o ICANN. Eles possuem uma playlist com os vídeos do “Aplicants” que são os investidores.

O assunto é de tanta importância que o ICANN lançou um site exclusivo para os novos domínios da internet.

http://newgtlds.icann.org

icann-logo

E o Brasil como fica?

Acredito que há um imenso potencial para o Brasil, pois as opções em inglês não são adequadas para maioria das áreas de negócios. Ex: .FLORIST ou .CHRISTMAS não darão certo no Brasil ou em outros países cujo idioma seja português. Na verdade, haverá uma imensa oportunidade em todos os países.

Vejam na lista a abaixo as últimas novidades de novos domínios.

http://newgtlds.icann.org/en/program-status/delegated-strings

Creio que valeria a pena um estudo de viabilidade, pois assim como no início da internet quando muitas pessoas registraram domínios que hoje valem milhões, talvez seja a oportunidade para investidores refletirem se não estão perdendo a oportunidade de fazer parte da HISTÓRIA DA INTERNET.

Quem viver, verá….