Em 2007, ministrei meu primeiro curso de Marketing no Google para uma turma de 2 pessoas. Foi um mês após fazer o curso Leader Training que é um curso incrível que me fez “sarar” do perfeccionismo. Nunca imaginaria que de uma turma de 2 pessoas iria treinar milhares de pessoas ao longo de vários anos. Em 2014, tive o prazer de ministrar cursos de Marketing Digital na Escola São Paulo que ERA um espaço incrível de cursos de Economia Criativa em São Paulo. No post “Que porta você vai abrir na sua vida” eu falo da porta abaixo que foi no local da primeira turma.

O tempo passa e muita coisa muda. A Escola São Paulo fechou, a Konfide Marketing Digital deixou de existir e virou a Konfide.Education que será um portal de Educação Maker e escola online de Programação/Robótica.

Uma coisa NÃO MUDOU, as pessoas continuam sem compreender que o principal critério do Google é a combinação de CONTEÚDO RELEVANTE e LINKS PARA SEU SITE.

Como o Google classifica os sites?

“PageRank™ é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontando para ela. Não é o único algoritmo utilizado pelo Google para classificar páginas da internet, mas é o primeiro utilizado pela companhia e o mais conhecido.” Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank

Qual é o DESEJO do seu cliente?

Você REALMENTE sabe o que o seu cliente DESEJA?

Nem sempre a palavra buscada reflete o DESEJO de busca. Por exemplo: Quem busca por DIETA deseja…

  • Emagrecer?
  • Vida saudável?
  • Ficar mais sarado?

Depende do tipo de DIETA pesquisada.

Quando eu minstrava o curso Marketing no Google, eu gostava muito de usar o exemplo: DIETA ou EMAGRECIMENTO?

Veja este vídeo sobre Dieta e Herbalife.

Este é um slide do Curso de Conteúdo 2.0 – SEO e Redes Sociais  que mostra que o volume de buscas por DIETA é muito maior do que EMAGRECIMENTO.

Cauda longa e conteúdo

Este é um dos conceitos mais importantes do Marketing Digital e o livro “A Cauda Longa” é leitura obrigatória para qualquer empreendedor, não apenas para quem atua com marketing digital.

Um vídeo bem legal sobre a Cauda Longa

Artigo RockContent – Long Tail e Head Tail

Negócios e SEO (Search Engine Optimization)

SEO (Search Engine Optimization). Um termo que em português significa otimização para motores de busca e que diz respeito as estratégias usadas para ranquear um site dentro de mecanismos de busca como o Yahoo, o Bing e, claro, o mais famoso de todos: o Google.” Ver Guia de SEO – RockContent

O SEO é uma das áreas mais importantes no Marketing Digital que deu origem para outra área que é o Marketing de Conteúdo. Eu já falo sobre este tema desde 2007 e nos meus cursos eu falava que os jornalistas TINHAM a faca e o queijo na mão, pois o Marketing de Conteúdo iria dominar o Marketing Digital.

 

Como fazer uma análise de SEO?

Veja uma videoaula com exemplo para análise de SEO para área de HOTEL FAZENDA que é uma área muito concorrida.

Durante alguns anos, atendi o Hotel Fazenda Santa Mônica que fica em Louveira com estratégias de SEO. Na época, a Konfide Marketing Digital era a minha agência digital e até fizemos o encontro Konfide Day em 2011.

Depois de alguns anos, voltamos a fazer um trabalho de Marketing Digital de forma colaborativa e baseada em créditos para equipe. Eu acredito que criar projetos que a REMUNERAÇÃO seja uma mescla de $$$ e permuta é fundamental para montar times colaborativos. Vejam o projeto Turismo Criativo e Vídeos.

Vejam algumas ANÁLISES DE SEO E MARKETING DIGITAL no Canal da Konfide.

Quer aprender como fazer Marketing no Google? Entre em contato!

Referências: