O Festival do Japão 2018 foi incrível e comemorou os 110 anos da imigração japonesa para o Brasil. Fiquei decepcionado com a Honda, Nissan e Toyota que tinham grandes estandes, mas perderam a oportunidade de criar experiências de conteúdo para cativar o público e ter este conteúdo multiplicado na internet.

A Ikesaki por outro lado fez um trabalho incrível com o Túnel do Tempo que foi uma verdadeira viagem na história da imigração japonesa junto com seu fundador Hirofumi Ikesaki.

Fiz questão de gravar um vídeo e espero que seja útil para inspirar outras empresas a investirem mais em CULTURA, CONTEÚDO e EXPERIÊNCIAS.

Ministro cursos de Marketing de Conteúdo e Google (SEO/AdWords) desde 2007 e a maioria das empresas continua cometendo os mesmos erros ao focar nas VENDAS e não em levar conteúdo relevante para o consumidor. Como diria Albert Einstein.

“Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou.” Albert Einstein

Marketing 1.0 – Nissan, Toyota e Honda – Foco no produto

Toda empresa enfrenta a pressão de VENDAS que é natural, pois sem vendas não tem lucro e a empresa fecha. O dilema é que o consumidor atual quer se relacionar com marcas que proporcionem experiências e conteúdo. 

Lembro do HSM 2010 quando tive o prazer de conhecer pessoalmente o Philip Kotler.

Na época da Ford o foco era no produto que era escasso.

“O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto.” Henry Ford

Os consumidores de hoje procuram empresas que tenham valores alinhados com os seus. A ironia é ver 3 montadoras usarem conceitos de Marketing 1.0 e perder a oportunidade de criar experiências incríveis no Festival do Japão.

Quando falamos de Marketing de Conteúdo, vale a pena lembrar a frase:

“Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.” Benjamin Franklin

Apenas mostrar seus produtos como os carros em exposição não fará os consumidores se lembrarem das marcas.

Ideias para Marketing 3.0

As montadoras poderiam contar a sua história e de seus fundadores. A história de Soichiro Honda é inscrível.

A Toyota em uma Metáfora da Árvore incrível para falar dos valores da empresa e poderiam ter utilizado no evento.

Além disso, nem sabia que existia a Fundação Toyota que tem projetos incríveis

A Nissan mantém o Instituto Nissan que tem projetos incríveis de educação, saúde e geração de renda.

Marketing 3.0 – Túnel do Tempo da Ikesaki Cosméticos

A Ikesaki deu de goleada (7 x 1) presenteando a toda comunidade japonesa no Brasil com o Túnel do Tempo.

“O Túnel do Tempo da Ikesaki no Festival do Japão 2018 foi uma das principais atrações do evento e um verdadeiro PRESENTE para todos japoneses do Brasil. Com uma curadoria impecável de Jhony Arai, pudemos viajar no tempo através de fotos e vídeos de momentos históricos da trajetória do seu fundador – Hirofumi Ikesaki – que se confunde com a história de São Paulo e da imigração japonesa que completa 110 anos em 2018. A parede de Tsurus feitas por funcionários da Ikesaki foi um show à parte e merece um destaque. ” Fonte: Origami.club

Um trabalho como este merece um vídeo para documentar e ficar para memória. Espero que gostem e agradeço se compartilharem.

 

Mensagem para jovens de Hirofumi Ikesaki
Acho que qualquer pessoa que tem destaque na vida, veio do lado mais pobre. É preciso ter garra, decisão e coragem. Por ter sido um menino do mato, sem conhecimento, achava que precisava dobrar meus esforços para vencer aqui. A chance de vencer estava em chegar mais cedo para trabalhar, sair mais tarde, arrumar tudo, enfim, fazer mais do que os outros. Depois de chegar em São Paulo cheguei a trabalhar numa distribuidora como varredor e cheguei até a dirigir taxi. Mas sempre dei o máximo de mim, fazia aquilo que era impossível para os outros.

O jovem tem que ser responsável, e se tiver um emprego, perguntar sempre a si mesmo, se aquele serviço que ele faz, está dando lucro para a empresa. O sucesso é conseqüência disso.”
Fonte: http://www.culturajaponesa.com.br/index.php/entrevistas/hirofumi-ikesaki/