Tive o prazer de conhecer o Philip Kotler no HSM 2010, pois a frase abaixo foi uma das 12 selecionadas no concurso cultural da HSM no Twitter.

“O Brasil que dá certo é um país de pessoas conectadas e livres p/ aprender e
prosperar coletivamente e de forma colaborativa.” Marcio Okabe

No seu livro Marketing 3.0, Philip Kotler discorre sobre a evolução do Marketing 1.0 focado em produtos, para o Marketing 2.0 focado no consumidor e, finalmente, o Marketing 3.0 focado nos valores.

“Quer atuar nas redes sociais? Contrate um nerd/geek. É preciso pessoas com
mentalidade nova para estabelecer conversas.” Philip Kotler

Achei o livro Marketing 4.0 interessante, porém me parece que o Philip Kotler fala o óbvio para quem já acompanha o Marketing Digital há muitos anos.

Ministro aulas de Marketing no Google desde 2007 e já falava que “CONTEÚDO É REI” e no livro ele destaca a importância do Marketing de Conteúdo.

Ele destaca as grandes mudanças do mercado:

  • Vertical para o Horizontal – Os consumidores tem cada dia mais poder com  a facilidade de comunicação e conexão. Sites como TripAdvisor, ReclameAqui e Airbnb dão poder de voz para multidão.
  • Exclusivo para o inclusivo – Antigamente o produto exclusivo era valorizado, agora a inclusão social é mais importante.
  • Individual para o social – Com tantas comunidades no Facebook, Whatsapp e outras redes sociais, as pessoas são cada dia mais influenciadas pela opinião das outras pessoas.

Ele também explica o três grandes públicos que influenciam as decisões:

  • Jovens que tem mais habilidade digital e abertura para experimentar novos produtos/serviços e influenciam os mais velhos
  • Mulheres que são naturalmente mais detalhistas e coletoras de infomações. Em todo mundo, a maior parte das decisões de compra do lar são tomadas pelas mulheres
  • Netizens (cidadãos da internet) que são pessoas que usam a internet com engajamento e querem ajudar a torná-la melhor. São influenciadores digitais, atuam ativamente em comunidades e não existem barreiras demográficas para sua atuação.

Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital?

Desde o livro Marketing 3.0 eu já achei que apesar de um conteúdo bem legal e didático, eu tive a impressão que o Philip Kotler estava apenas reconhecendo o poder das mudanças que a internet trouxe.

O que percebi no Marketing 4.0 é que o trecho “Do tradicional ao digital” também é meio óbvio. Pensei em outro título:

Marketing 4.0 – Propósito e colaboração gerando resultados

Os anos que fiquei afastado do marketing digital para me dedicar para educação maker, origami e palestras me fizeram perceber que as pessoas que descobrem seu propósito de vida e encontram seu equilíbrio no IKIGAI (ver post Propósito e Ikigai) conseguem contar boas histórias.

Mais do que focar nas questões técnicas do marketing, acho fundamental aprender como atuar de forma COLABORATIVA. Iniciei uma ideia de formar um coletivo de pessoas que acreditam que podemos atuar em grupo para ajudar outras pessoas no caminho do autoconhecimento.

Somente o tempo dirá os resultados deste projeto, mas espero que consiga comprovar que podemos unir Propósito e Colaboração para gerar resultados, ao invés da antiga fórmula de buscarmos ser “os melhores” em marketing.