Recentemente, participei do HSM Expo 2010 e tive a grata oportunidade de conhecer Philip Kotler pessoalmente. Participei de um concurso cultural no Twitter promovido pela HSM e uma das minhas frases foi uma das 12 selecionadas para participar do evento, cujo ponto alto foi o encontro com Philip Kotler.

Minha frase foi:
O Brasil que dá certo é um país de pessoas conectadas e livres p/ aprender e prosperar coletivamente e de forma colaborativa. #hsm_br

No seu livro Marketing 3.0, Philip Kotler discorre sobre a evolução do Marketing 1.0 focado em produtos, para o Marketing 2.0 focado no consumidor e, finalmente, o Marketing 3.0 focado nos valores.

Evolução do Marketing

Há 60 anos, havia escassez de produtos, portanto não era necessário existir o Marketing como conhecemos. Era a era do Ford T cujo foco era no produto.

Com a Revolução Industrial surgiu a necessidade de estudos de mercado para combater a concorrência. Com isso, o consumidor ganhou mais atenção das empresas que passaram a se esforçar para compreender mellhor seus desejos, pois a concorrência se tornava cada vez mais acirrada.

A internet e as mídias sociais criaram um ambiente no qual as pessoas podem se comunicar com um alcance mundial e uma rapidez nunca vista anteriormente.

A facilidade em comparar preços, serviços e produtos tornaram os consumidores mais poderosos do que nunca. As empresas necessitam rever seus valores e a sua forma de planejar e fazer o marketing, caso contrário suas marcas perderão muito valor perante seus consumidores. Com temas com responsabilidade social e sustentabilidade em ascensão, os consumidores passaram a exigir das empresas uma postura ética e com valores alinhados às necessidades da sociedade.

As empresas devem tomar decisões com foco em tornar o mundo melhor. É a era do Marketing 3.0!

Matriz de Marketing baseada em Valores

A matriz abaixo ilustra com clareza os diferentes focos de cada etapa do Marketing:

Redes Sociais, Cocriação e Inteligência das Multidões

Philip Kotler comenta em seu livro da importância da Cocriação e da Inteligências das Multidões (Crowd Sourcing) como fatores transformadores de como os consumidores irão se relacionar com as marcas no futuro. Ele afirma que existem 3 grandes forças que potencializam o Marketing 3.0:

– Era da participação
– Globalização
– Sociedade criativa

Um grande exemplo do poder do usuário é o site http://www.ideastorm.com da Dell no qual os consumidores dão sugestões de melhorias nos produtos.

Homenagem a C.K.Prahalad – Um dos grandes pensadores e experts em management

O HSM Expo 2010 homenageou C.K.Prahalad – um dos mais renomados nomes do management mundial – com um vídeo com fotos e frases que valem uma boa reflexão:

“A conectividade permite que as pessoas comuns se relacionem e elimina a tirania das grandes instituições intermediárias”
“O diferencial competitivo será a velocidade de reação da empresa e de seus executivos”
“Se você não tem paixão por aquilo que faz e não consegue imaginar aquilo que quer ser, não sobreviverá”
“Se nós pararmos de pensar dos pobres como vítimas ou como um fardo, e começar as reconhecer como empreendedores resilientes e creativos e consumidores conscientes de valor, um novo mundo de oportunidades se abrirá.”

10 credos do marketing 3.0

No resumo do livro, Philip Kotler faz uma lista de 10 credos do Marketing 3.0 e os relaciona com os Objetivos do Milênio.

  1. Ame seus clientes e respeite seus concorrentes.
  2. Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar.
  3. Proteja seu nome, deixe claro quem é você.
  4. Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você.
  5. Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo.
  6. Esteja sempre disponível, divulgue as boas novas.
  7. Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros
  8. Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços.
  9. Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega.
  10.  Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final.

Resumo do livro Marketing 3.0

Conclusões finais

A minha conclusão da palestra e do livro Marketing 3.0 é que a internet está provando que quando as pessoas se conectam, as inovações e transformações são inevitáveis. A Wikipedia é uma das provas que a maioria das pessoas com foco em tornar o mundo melhor, superam as pessoas que tem más intenções, pois a maiorias dos seus verbetes possuem informações com alto índice de confiabilidade.

Do ponto de vista do Marketing Digital, acredito que o poder está cada vez mais com os clientes e as agências devem deixar de lado sua postura de “sabemos o que é melhor para o cliente” e adotar novos modelos de trabalho. Os novos modelos de trabalho devem valorizar temas como:

  • Aprendizado/Ensinar
  • Cultura do beta, no qual temos que testar, errar e aprender juntos
  • Colaboração e cocriação

O próprio Philip Kotler comentou no HSM Expomanagement 2010:

philip-kotler-2010-peq“Quer atuar nas redes sociais? Contrate um nerd/geek. 
É preciso pessoas com mentalidade nova para estabelecer conversas”.
Philip Kotler

Quem somos nós para questionar o “papa do Marketing”? 😉