Ter um blog é fundamental para empresas ou profissionais. Um blog bem elaborado traz credibilidade para sua empresa ou para o profissional. Além disso, o Google gosta de conteúdo original e os blogs são encontrados por seus potenciais clientes. O maior desafio para maioria das pessoas é começar o blog pela falta de conhecimento das boas práticas.

Neste post, darei algumas 7 dicas para você começar seu blog.

Dica 1 – Defina o tema do blog e planeje o conteúdo
(Seja específico e foque em um nicho)

O tema do seu blog é o passo número 1 e, apesar de parecer uma etapa simples, é preciso decidir com cautela e atenção. É necessário definir um NICHO ESPECÍFICO de conteúdo e evitar ser genérico. Por exemplo: O tema Apresentações Corporativas é um nicho de mercado em crescimento. Em 2011, comecei a usar o Prezi e fiquei ENCANTADO com a facilidade em criar apresentações incríveis que seriam impossíveis no PowerPoint. Criei um blog para dar dicas de Prezi (http://prezi.sbap.com.br) e, em 2013, iniciei uma empresa na área de apresentações (SBAP – Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais).

A Laize Damasceno focou no tema Marketing de Gentileza e, além de ministrar cursos, criou uma empresa e publicou um livro. O blog DeficienciaAuditiva.com.br foi fruto de uma consultoria para Siemens Audiologia (atual Sivantos) na qual expliquei a importância de criar um relacionamento com clientes em potencial na fase inicial da busca por informações sobre deficiência auditiva.

Atualmente, muitos coaches e palestrantes querem se destacar em meio a uma grande concorrência. Uma recomendação é escolher um tema específico.

Dica 2 – Quem é seu público-alvo? Defina seu AVATAR

Uma vez que definiu o tema, o próximo passo é responder a pergunta:

Quem é seu público-alvo?

  • Crianças, jovens, adultos ou idosos?
  • Estudantes, jovens profissionais, gestores, diretores?
  • Empreendedores, profissionais liberais, empresários?

O blog DeficienciaAuditiva.com.br tem como público-alvo pessoas com propensão a precisarem de aparelhos auditivos ou influenciadores de compra. O blog da Atenua Som (http://atenuasom.com.br/blog/) que é uma empresas de portas e janelas acústicas tem como público-alvo potenciais clientes incomodados com o barulho em suas residências ou empresas.

Dica 3 – Qual é a melhor plataforma para o blog? WordPress!

Definir a “melhor plataforma para o blog” depende de muitos fatores. Porém, posso afirmar com convicção que o WordPress é a melhor decisão. Algumas razões:

  • Facilidade em começar o blog gratuitamente em MINUTOS no WordPress.com
    – O blog cursoadwords.wordpress.com foi criado quando eu tinha o foco nos cursos de AdWords
  • Pode ser instalado facilmente em seu site. Veja alguns blogs com o WordPress:
    – www.elementa.com.br/blog
    – www.MarcioOkabe.com.br/artigos
    E blogs famosos com milhões de visitas usam o WordPress:
    – www.manualdomundo.com.br
    – www.kibeloco.com.br
    – www.coisasdediva.com.br
  • Milhares de desenvolvedores disponíveis no mercado

Dica 4 – Hospedagem do blog

Existem centenas de opções para hospedagem do seu blog. O WordPress.com é uma opção para seu blog, porém você não terá muita flexibilidade para personalização. Seguem algumas sugestões:

  • GoDaddy.com – Os planos da GoDaddy são baratos, porém há uma certa dificuldade para falar com o suporte.
  • HostGator.com.br – Os planos de WordPress usam o painel CPanel para controle do site. É um dos paineis de controle mais populares do mundo, porém é focado em usuários mais técnicos e é preciso o apoio de um desenvolvedor para usar.
  • Hostnet.com.br – A Hostnet também tem planos bem legais e o  Gustavo Guanabara que é um dos professores digitais mais renomados usa a Hostnet.

Existem MILHARES de temas prontos para criar um blog ou um site com WordPress. Apesar da maioria dos temas serem gratuitos, sempre recomendo escolher TEMAS PAGOS. O valor de um tema individual varia de U$ 40 (40 dólares) a U$ 60, porém alguns sites oferecem a opção de comprar um PACOTE DE TEMAS durante 1 ano.

Veja alguns sites de temas.

  • https://wordpress.org/themes – Site oficial do WordPress com temas gratuitos e pagos.
  • https://themeforest.net/category/wordpress
  • http://yootheme.com/themes/wordpress
  • https://themeisle.com
  • https://goodlayers.com

Recomendação: Contratar um webdesigner especializado em WordPress para ajudar na escolha do tema.

Veja uma videoaula sobre o Tema FlawLess para compreender as vantagens de temas pagos.

Dica 6 – Selecionar a equipe do blog

Quais são as competências necessárias para criar um blog?

  • Conhecer muitos temas de WordPress
  • Facilidade no uso de hospedagem de sites
  • Saber planejar o conteúdo do blog de acordo com o público-alvo
  • Ser designer ou conhecimentos de design para customizar o visual e criar imagens para ilustrar o blog
  • Criatividade para escrever conteúdo original
  • Conhecimentos de SEO para o blog ser encontrado no Google
  • GOSTAR MUITO DO TEMA DO BLOG!

Não é fácil encontrar um freelancer com todas as competências acima, portanto a sugestão é contratar 2 ou 3 freelancers.

Sites para contratar freelancers: https://www.99freelas.com.br e https://www.workana.com.

Dica 7 – Blog individual ou coletivo?

Grandes portais de conteúdo começaram como blogs individuais e se tornaram blogs coletivos. Outros já nasceram como blogs coletivos. Exemplos:

  • Imasters.com.br – Portal focado em desenvolvedores
  • Webinsider.com.br – Portal focado em comunicação digital
  • Administradores.com.br – Maior portal de administração e gestão
  • Porvir.org – Portal de educação do futuro

Não é fácil criar conteúdo com regularidade, quantidade e CRIATIVIDADE para o blog se tornar relevante.

Blogs individuais exigem dedicação individual e um nicho de conteúdo muito específico. Blogs coletivos são ideais para temas AMPLOS que necessitam de uma quantidade de posts e regularidade na publicação.

O blog da Elementa será um blog COLETIVO com a participação de profissionais de Marketing Digital. Tenho alguns blogs para os quais estou em busca de colaboradores:

  • http://autoconhecimento.net.br
  • http://konfidegeeks.com.br – Movimento Maker e Programação/Robótica para crianças

Conclusão

“Começar ja é metade de toda a ação.” Provérbio Grego

Se chegou até aqui é porque tem o desejo de ter um blog. Sei que a maioria das pessoas tem dificuldade de aplicar na prática o que “aprendeu”. Afinal, são muitas conhecimentos novos e nem sempre é fácil. Assim como ler uma receita não implica em saber cozinhar, criar um blog também é assim. Porém, assim como cozinhar, depois que aprendemos tudo fica mais fácil.

Portanto, a melhor forma de começar é contratar um “chef de cozinha”, isto é, um webdesigner para ajudar a implantar o seu blog. Conheça alguns profissionais que recomendamos: http://www.elementa.com.br/equipe.

Referências:

  • http://www.konfide.com.br/artigos/marketing-online/o-que-e-um-blog-e-para-que-serve
  • https://www.forbes.com/sites/entrepreneursorganization/2015/05/20/6-reasons-entrepreneurs-should-not-blog
  • https://websitesetup.org/create-blog/