Ter um blog é fundamental para empresas ou profissionais. Um blog bem elaborado traz credibilidade para sua empresa ou para o profissional. Além disso, o Google gosta de conteúdo original e os blogs são encontrados por seus potenciais clientes. O maior desafio para maioria das pessoas é começar o blog pela falta de conhecimento das boas práticas.

Neste post, darei algumas 7 dicas para você começar seu blog.

Dica 1 – Defina o tema do blog e planeje o conteúdo
(Seja específico e foque em um nicho)

O tema do seu blog é o passo número 1 e, apesar de parecer uma etapa simples, é preciso decidir com cautela e atenção. É necessário definir um NICHO ESPECÍFICO de conteúdo e evitar ser genérico. Por exemplo: O tema Apresentações Corporativas é um nicho de mercado em crescimento. Em 2011, comecei a usar o Prezi e fiquei ENCANTADO com a facilidade em criar apresentações incríveis que seriam impossíveis no PowerPoint. Criei um blog para dar dicas de Prezi (http://prezi.sbap.com.br) e, em 2013, iniciei uma empresa na área de apresentações (SBAP – Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais).

A Laize Damasceno focou no tema Marketing de Gentileza e, além de ministrar cursos, criou uma empresa e publicou um livro. O blog DeficienciaAuditiva.com.br foi fruto de uma consultoria para Siemens Audiologia (atual Sivantos) na qual expliquei a importância de criar um relacionamento com clientes em potencial na fase inicial da busca por informações sobre deficiência auditiva.

Atualmente, muitos coaches e palestrantes querem se destacar em meio a uma grande concorrência. Uma recomendação é escolher um tema específico.

Dica 2 – Quem é seu público-alvo? Defina seu AVATAR

Uma vez que definiu o tema, o próximo passo é responder a pergunta:

Quem é seu público-alvo?

  • Crianças, jovens, adultos ou idosos?
  • Estudantes, jovens profissionais, gestores, diretores?
  • Empreendedores, profissionais liberais, empresários?

O blog DeficienciaAuditiva.com.br tem como público-alvo pessoas com propensão a precisarem de aparelhos auditivos ou influenciadores de compra. O blog da Atenua Som (http://atenuasom.com.br/blog/) que é uma empresas de portas e janelas acústicas tem como público-alvo potenciais clientes incomodados com o barulho em suas residências ou empresas.

Dica 3 – Qual é a melhor plataforma para o blog? WordPress!

Definir a “melhor plataforma para o blog” depende de muitos fatores. Porém, posso afirmar com convicção que o WordPress é a melhor decisão. Algumas razões:

  • Facilidade em começar o blog gratuitamente em MINUTOS no WordPress.com
    – O blog cursoadwords.wordpress.com foi criado quando eu tinha o foco nos cursos de AdWords
  • Pode ser instalado facilmente em seu site. Veja alguns blogs com o WordPress:
    – www.elementa.com.br/blog
    – www.MarcioOkabe.com.br/artigos
    E blogs famosos com milhões de visitas usam o WordPress:
    – www.manualdomundo.com.br
    – www.kibeloco.com.br
    – www.coisasdediva.com.br
  • Milhares de desenvolvedores disponíveis no mercado

Dica 4 – Hospedagem do blog

Existem centenas de opções para hospedagem do seu blog. O WordPress.com é uma opção para seu blog, porém você não terá muita flexibilidade para personalização. Seguem algumas sugestões:

  • GoDaddy.com – Os planos da GoDaddy são baratos, porém há uma certa dificuldade para falar com o suporte.
  • HostGator.com.br – Os planos de WordPress usam o painel CPanel para controle do site. É um dos paineis de controle mais populares do mundo, porém é focado em usuários mais técnicos e é preciso o apoio de um desenvolvedor para usar.
  • CloudAccess.net – Provedor pouco conhecido no Brasil, mas considero o MELHOR por algumas razões:
    – Possui planos de hospedagem especializados em WordPress e Joomla!
    – Suporte de alto nível com apoio para plataforma WordPress
    – Apoio e suporte do Marcio Okabe – idealizador da Elementa e da Konfide – devido à parceria para divulgar a CloudAccess.net no Brasil.

Vejam uma videoaula ensinando como criar um site gratuito em WordPress na CloudAccess.net.

Dica 5 – Escolha do TEMA do WordPress

Existem MILHARES de temas prontos para criar um blog ou um site com WordPress. Apesar da maioria dos temas serem gratuitos, sempre recomendo escolher TEMAS PAGOS. O valor de um tema individual varia de U$ 40 (40 dólares) a U$ 60, porém alguns sites oferecem a opção de comprar um PACOTE DE TEMAS durante 1 ano.

Veja alguns sites de temas.

  • https://wordpress.org/themes – Site oficial do WordPress com temas gratuitos e pagos.
  • https://themeforest.net/category/wordpress
  • http://yootheme.com/themes/wordpress
  • https://themeisle.com
  • https://goodlayers.com

Recomendação: Contratar um webdesigner especializado em WordPress para ajudar na escolha do tema.

Veja uma videoaula sobre o Tema FlawLess para compreender as vantagens de temas pagos.

Dica 6 – Selecionar a equipe do blog

Quais são as competências necessárias para criar um blog?

  • Conhecer muitos temas de WordPress
  • Facilidade no uso de hospedagem de sites
  • Saber planejar o conteúdo do blog de acordo com o público-alvo
  • Ser designer ou conhecimentos de design para customizar o visual e criar imagens para ilustrar o blog
  • Criatividade para escrever conteúdo original
  • Conhecimentos de SEO para o blog ser encontrado no Google
  • GOSTAR MUITO DO TEMA DO BLOG!

Não é fácil encontrar um freelancer com todas as competências acima, portanto a sugestão é contratar 2 ou 3 freelancers.

Sites para contratar freelancers: https://www.99freelas.com.br e https://www.workana.com.

Dica 7 – Blog individual ou coletivo?

Grandes portais de conteúdo começaram como blogs individuais e se tornaram blogs coletivos. Outros já nasceram como blogs coletivos. Exemplos:

  • Imasters.com.br – Portal focado em desenvolvedores
  • Webinsider.com.br – Portal focado em comunicação digital
  • Administradores.com.br – Maior portal de administração e gestão
  • Porvir.org – Portal de educação do futuro

Não é fácil criar conteúdo com regularidade, quantidade e CRIATIVIDADE para o blog se tornar relevante.

Blogs individuais exigem dedicação individual e um nicho de conteúdo muito específico. Blogs coletivos são ideais para temas AMPLOS que necessitam de uma quantidade de posts e regularidade na publicação.

O blog da Elementa será um blog COLETIVO com a participação de profissionais de Marketing Digital. Tenho alguns blogs para os quais estou em busca de colaboradores:

  • http://autoconhecimento.net.br
  • http://konfidegeeks.com.br – Movimento Maker e Programação/Robótica para crianças

Conclusão

“Começar ja é metade de toda a ação.” Provérbio Grego

Se chegou até aqui é porque tem o desejo de ter um blog. Sei que a maioria das pessoas tem dificuldade de aplicar na prática o que “aprendeu”. Afinal, são muitas conhecimentos novos e nem sempre é fácil. Assim como ler uma receita não implica em saber cozinhar, criar um blog também é assim. Porém, assim como cozinhar, depois que aprendemos tudo fica mais fácil.

Portanto, a melhor forma de começar é contratar um “chef de cozinha”, isto é, um webdesigner para ajudar a implantar o seu blog. Conheça alguns profissionais que recomendamos: http://www.elementa.com.br/equipe.

Referências:

  • http://www.konfide.com.br/artigos/marketing-online/o-que-e-um-blog-e-para-que-serve
  • https://www.forbes.com/sites/entrepreneursorganization/2015/05/20/6-reasons-entrepreneurs-should-not-blog
  • https://websitesetup.org/create-blog/