Fiz meu primeiro site em 1997 que foi um site para divulgar minhas aulas particulares de Office (Word, Excel, Access e… PowerPoint!). O site não está mais ativo, mas podem ver no Archive.org como era o Treinamento.com.

Nem eu lembrava que já pensava em oferecer cursos online em 1997 ;-).

Gosto muito do gráfico acima, pois ilustra a evolução da internet em 4 grandes eras.

Primórdios da internet

Foi uma fase de deslumbramento com a incrível possibilidade de publicar um site que poderia ser visto por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Bastava ter uma conexão… DISCADA! Quem tiver saudade ou curiosidade (os mais novos que nem sabem como era usar o telefone FIXO para acessar a internet), escutem o áudio abaixo.

Esta fase foi marcada pelo estouro da “bolha da internet” que foi uma grande quebra das empresas chamadas “ponto com” que criou uma grande crise em todo mercado.

Nesta época, era comum as empresas criarem site como um simples catálogo. Algumas empresas apenas digitalizam os folders impressos para publicar na internet. Vejam alguns sites daquela época.

Lições aprendidas

  • Evitar entrar em mercados com a síndrome da Corrida do Ouro (ver meu artigo).
  • Focar em descobrir as reais necessidades do cliente e não em “inventar” coisas legais

Era da Busca – Google

Não há dúvidas que o Google criou um dos maiores mercados do mundo que é o “Mercado das Buscas”. Grandes empresas e nichos se formaram em torno deste mercado – BuscaPé, Mercado Livre, Imóveis, Groupon, etc. Aparecer no Google se tornou primordial para qualquer empresa e isso criou o mercado de Search Engine Marketing que é a união do SEO (Search Engine Optimization) e estratégias de PCP (Pay-per-Click) cujo líder incontestável é o Google AdWords.

“Bonito é aparecer no Google”

Este ano, completam 10 anos que comecei a minha carreira como professor e o primeiro curso que organizei foi o Marketing no Google. Voltarei a organizar este curso, pois ainda acho incrível como grande parte das empresas ainda não tem estratégias para ter uma presença efetiva no Google e no Youtube.

http://cursos.konfide.com.br/marketing-e-comunicacao/digital/marketing-no-google

Era Social – Facebook e outras redes sociais

O Facebook se tornou tão relevante que muitas pessoas gastam boa parte do seu tempo navegando no Facebook. Não há como negar que as pessoas querem se CONECTAR com outras pessoas e as empresas buscam ser relevantes neste universo. O desafio é que se usarmos a analogia com a televisão, a maioria das empresas são como os comerciais que “atrapalham” a nossa diversão. Algumas empresas e profissionais conseguem usar as redes sociais a seu favor, criando conteúdo e interatividade na medida certa.

Era Mobile e Vídeos

O acesso à internet via aparelhos móveis já ultrapassou o acesso via desktop. A facilidade de acessar de qualquer lugar e aproveitar momentos “livres” (transporte, salas de espera, reuniões chatas, etc.) tornou o acesso via dispositivos móveis a maior tendência da atualidade.

 

Os vídeos também cresceram de uma forma incrível, pois a facilidade de gravar/publicar aliado ao crescimento do acesso mobile tornam esta mídia muito mais eficaz para engajar e transmitir ideias e vender produtos/serviços.

No final, o que vale é o conteúdo relevante

No meu artigo – Criação de sites morreu, longa vida ao conteúdo – que escrevi em 2011, eu já defendia a importância do Marketing de Conteúdo. Um gráfico bem legal no artigo The web is dead! Long live the internet de Chris Anderson ele já previa em 2017 que os VÍDEOS seriam responsável pela maior parte do tráfego da internet.

Termino este primeiro artigo no novo site da Elementa com o vídeo Google EPIC que foi editado em 2004 e que usei nos primeiros cursos de Marketing no Google. Destaco a minha frase predileta:

As pessoas se viciaram em gerar e compartilhar conteúdo…

Referências

  • http://www.evolutionoftheweb.com
  • http://www.konfide.com.br/artigos/criacao-de-sites/do-html-ao-joomla-historia-da-konfide/
  • http://www.konfide.com.br/artigos/tendencias/criacao-de-sites-morreu-longa-vida-ao-conteudo/